Rubem Braga

"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa: "Eu sou lá de Cachoeiro..."
Rubem Braga, considerado por muitos o maior cronista brasileiro desde Machado de Assis, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, ES, a 12 de janeiro de 1913. Iniciou seus estudos naquela cidade, porém, quando fazia o ginásio, revoltou-se com um professor de matemática que o chamou de burro e pediu ao pai para sair da escola.
Seu primeiro livro, "O Conde e o Passarinho", foi publicado em 1936. O cronista ficou famoso pelo seu temperamento introspectivo e por gostar da solidão. Como escritor, Rubem Braga teve a característica singular de ser o único autor nacional de primeira linha a se tornar célebre exclusivamente através da crônica, um gênero que não é recomendável a quem almeja a posteridade. Certa vez, solicitado pelo amigo Fernando Sabino a fazer uma descrição de si mesmo, declarou: "Sempre escrevi para ser publicado no dia seguinte. Como o marido que tem que dormir com a esposa: pode estar achando gostoso, mas é uma obrigação. Sou uma máquina de escrever com algum uso, mas em bom estado de funcionamento."
Fonte: http://www.releituras.com/rubembraga_bio.asp. Acesso em 11/11/2014.
A V Bienal Rubem Braga
A V Bienal Rubem Braga aconteceu entre os dias 13 e 18 de maio de 2014 e contou com a participação das escolas públicas e privadas de Cachoeiro de Itapemirim - ES e da sociedade em geral.
Os espaços do evento tiveram nomes de crônicas de Rubem Braga ou alusivos a elas. Na sala que leva o nome do cronista, vários autores capixabas lançaram livros e puderam interagir com o público visitante.
De acordo com a Secretária de Cultura Joana D' Arck Caetano do município de Cachoeiro de Itapemirim - ES, a Bienal é uma eficaz política de incentivo à leitura e formação de leitores e com o qual é possível celebrar e homenagear o nosso maior cronista.
Fonte: http://www.cachoeiro.es.gov.br/site.php?nomePagina=NOTICIA&id_item=V_Bienal_Rubem_Braga_divulga_programacao. Acesso em 11/11/2014.
Veja o link sobre a V Bienal Rubem Braga:
Nenhum comentário:
Postar um comentário