PAULINO,
Graça; COSSON, Rildo. Letramento Literário: para viver a literatura dentro e
fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia (Orgs). Escola
e Leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
Os
autores, para discutir e propor formas de trabalhar a literatura dentro de um
contexto de letramento literário, apresentam e discutem a evolução do termo
letramento.
Posteriormente,
inserem o conceito letramento literário dentro da segunda concepção de
letramento(s), apresentado por eles, encarado como práticas sociais e não
apenas a aquisição de uma capacidade.
A
formação do leitor literário, e, as práticas de letramento literário, segundo
os pesquisadores, não devem somente inseridas no contexto escolar. No entanto, os
pesquisadores apontam para a necessidade desta instituição social construir um
espaço privilegiado para o trabalho com a literatura, proporcionando práticas
sociais, e, também, legitimando todas as contribuições dessa disciplina para a
formação do sujeito social.
·
Introdução
-Bom resultado no PISA
leitura na Finlandia: estrutura do sistema educacional, formação de
professores, interesses e atitudes dos alunos.
-Interesses e atitudes
dos alunos: Compromisso e interesse pela leitura; acesso a diferentes produtos
culturais e status socioeconômico do país.
-Preocupação com os
apontamentos do documento: Leitura em risco: Queda significativa dos leitores
de literatura.
-Brasil: queda na
proficiência de leitura: programas de incentivo à leitura.
Por que essa
preocupação?
a leitura de obras literárias cumpre um
papel importante no desenvolvimento do ser humano, quer no sentido estrito de
favorecer o trato com a escrita, quer no mais amplo de educar os sentimentos e
favorecer o entendimento das relações sociais, está na base dessas preocupações
e iniciativas. (COSSON, PAULINO, p.63)
*Algumas
questões:
-A
preocupação em construir programas de incentivo a leitura é suficiente para
garantir a formação do leitor literário?
-Como
pensar na formação do professor que também assume o papel de mediador?
-Como
propor a conciliação entre as demandas da escola e a necessidade de haver um
espaço legitimado para a leitura literária, a formação do leitor literário e o
incentivo à leitura literária?
·
Letramento, letramentos,
multiletramentos
-
Não há uma única definição de letramento. Ao longo do século XX sofreu várias
mudanças em seus sentidos. (...) “seu sentido tem mudado com o passar do tempo
de uma decifração elementar da informação escrita para uma gama de habilidade e
competências mais complexas.” (COSSON, PAULINO, p.63)
-
Os
pesquisadores apontam ao menos dois eixos de definição que caminham juntos, ora
realizando intercâmbios, ora promovendo disputas.
-
O
primeiro eixo refere-se a um conceito mais funcional do termo, da aquisição
individual de capacidades relacionadas ao processo de usos da escrita.
-
O segundo eixo, parte das contribuições do New
Literacy Studies e de Brian Street e passa a considerar letramento como
práticas sociais contextualizadas em eventos que são mediados por textos
escritos.
-Letramento
passa a ser visto como plural em diferentes contextos e usos sociais da escrita
e, também aqueles que a ultrapassam.
-Multiletramentos-
diversidade nos canais de comunicação e, também na diversidade linguística e
cultural.
-
Construir sentidos, atuar no mundo da leitura e da escrita.
*Questões
-
É preciso reconhecer a importância da escola como espaço que proporciona a
formação do sujeito letrado que será capaz de participar de práticas sociais
com textos escritos e, ser capaz de construir sentidos. Como pensar em práticas
escolares que proporcionem essa formação?
·
Letramento literário: uma concepção hoje
“... letramento
literário como processo de apropriação da literatura enquanto construção
literária de sentidos.” (COSSON, PAULINO, p.67)
-
Letramento literário está inserido no segundo eixo de definição de letramento.
-
Enfrentamentos: praticas sociais dos leitores X aspecto individual da experiência
literária.
-
Cânones, formação do leitor na escola.
-
Letramento literário: processo em constante transformação, aprendizagem que
acompanha a vida do sujeito leitor e, por isso, vai além dos muros escolares.
-Apropriação
do texto literário – diferentes leituras – significados – universo particular
do leitor, dentro da construção e transformação da literatura em uma comunidade
leitora.
-
Do consagrado(cânones da Literatura) para um repertório cultural
-
Singularidade do letramento literário: dois procedimentos
-O
primeiro refere-se à singularidade desse letramento em proporcionar uma
interação intensa com a palavra tanto na leitura quanto na produção escrita e,
dessa forma, o sujeito leitor recria o mundo a partir das palavras.
-A
incorporação do texto literário acontece a partir do reconhecimento das
variações narrativas ou estilísticas, desfamiliarização e transformações
reinterpretativas.
-
O segundo procedimento refere-se à interação do sujeito leitor com outros
leitores. O diálogo, as trocas e as reinterpretações.
-“O reconhecimento do
outro e o movimento de desconstrução/construção do mundo que se faz pela
experiência da literatura em semelhança...” (COSSON, PAULINO,
p.69)
- “A
experiência da literatura amplia e fortalece esse processo ao oferecer
múltiplas possibilidades de ser o outro sendo nós mesmos, proporcionando
mecanismos de ordenamento e reordenamento do mundo de uma maneira tão e, às
vezes, até mais intensa do que o vivido.” (COSSON, PAULINO, p.69-70)
- O letramento
literário permite essa experiência de ampliação e compreensão do mundo, através
da interação com as palavras, tanto de forma individual, quanto socialmente.
- A interação verbal
intensa é proporcionada não só pelos textos literários, mas também por todo o
repertório cultural que faz parte do universo da leitura e da escrita.
- A experiência
literária proporciona “dar sentido ao mundo e a nós mesmos” (COSSON,
PAULINO, p.70)
- “... concebemos
letramento literário como o processo de apropriação da literatura enquanto
construção literária de sentidos.” (COSSON, PAULINO, p.70)
*Questões:
-Reconhecendo a
relevância da literatura para a interação do sujeito social com o mundo quais
são as possíveis intervenções que poderiam ser feitas para estimular esse tipo
de interação com a linguagem?
- Quais outros
estímulos poderiam efetivar esse acesso e o gosto pela leitura literária?
·
Letramento literário na escola
- O letramento literário
na escola é um ponto de conflito e de criticas em relação à formação do leitor
literário e, também como disciplina curricular.
-Isso acontece, de
acordo com os pesquisadores, em função dos usos e tradições em relação aos
textos literários.
-A escola foca-se em
perguntas e respostas prontas do livro didático e não se arrisca muito em ir
além do que é posto nessa relação.
- Foca-se em um
letramento no singular visando a aquisição de capacidades e habilidades
básicas.
-Dificuldade em
trabalhar com propostas questionadoras e construções diferenciadas de sentido.
- Busca-se por
“elitismo cultural de fachada, de almanaque, em que o conhecimento é aprendido
sem integrar-se às vidas dos alunos enquanto sujeitos.” (COSSON,
PAULINO, p.72)
-Não
há produção de textos literários por considerar que a escola não deve produzir
escritores, o que reduz as possibilidades dos alunos.
-Os alunos saem da
escola sem a formação para escolher livros literários focado nos aspectos
estéticos e culturais.
-Há um curto espaço
para trabalhar textos literários na escola.
-Há um uso inadequado
com a leitura de obras literárias, visando provas e seminários.
- Necessidade de
reconhecer que a Literatura precisa ocupar um espaço na escola, diferenciando
seu uso adequado, do seu uso inadequado.
*Questões:
-É necessário haver uma
reorganização de tempos e espaços da escola para que a literatura ocupe o lugar
necessário? Como fazer isso?
- Se há um uso
inadequado da Literatura, como proporcionar que os professores mudem suas
práticas?
-Como promover uma
formação inicial que contemple essa consciência sobre o letramento literário na
escola?
·
Para concretizar o letramento literário
na escola
- Apresentação de
alternativas para a efetivação do letramento literário dentro do contexto
escolar:
- Proporcionar espaços
e oportunidades para o contato direto e intenso com diferentes textos
literários.
- O currículo da escola
deve inserir o ensino da Literatura para que exista sistematização e trabalho
direcionado.
-Construir uma
comunidade de leitores na escola para que os alunos tenha oportunidade de
compartilhar leituras e reflexões.
-Ampliar a concepção de
literatura ao oferecer ao aluno outras expressões que não apenas os textos
escritos.
-Oferecer a leitura literária
em outros suportes que não o livro.
-O professor precisa
assumir seu papel de formador proporcionando a construção de um repertório de
leitura dentro do contexto do patrimônio cultural da sociedade.
-Investir na escrita,
não só na leitura, não com o intuito de formar escritores, mas de “oferecer aos
alunos a oportunidade de se exercitarem com as palavras, apropriando-se de
mecanismos de expressão e estratégias de construção de sentidos que são
essenciais ao domínio da linguagem.”( COSSON, PAULINO, p.76)
- A apresentação das
possibilidades de atividades no contexto escolar, de acordo com os
pesquisadores, visou conscientizar sobre a importância da literatura para o
sujeito social. Esse trabalho foca-se na formação de um sujeito que compreende
e interage com a linguagem, a partir de diferentes textos em diferentes
suportes e dialoga com o mundo e com o outro.
*Questão:
-Como conciliar as
cobranças dos programas e currículos com a necessidade de formar leitores
literários?
Bom dia equipe.
ResponderExcluirTexto super-importante, para auto-ajuda!
Obrigada pela colaboração.
Parabéns!