segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Síntese e reflexões sobre o texto: Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento Literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia (Orgs). Escola e Leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

 ·         Síntese
Os autores, para discutir e propor formas de trabalhar a literatura dentro de um contexto de letramento literário, apresentam e discutem a evolução do termo letramento.
Posteriormente, inserem o conceito letramento literário dentro da segunda concepção de letramento(s), apresentado por eles, encarado como práticas sociais e não apenas a aquisição de uma capacidade. 
A formação do leitor literário, e, as práticas de letramento literário, segundo os pesquisadores, não devem somente inseridas no contexto escolar. No entanto, os pesquisadores apontam para a necessidade desta instituição social construir um espaço privilegiado para o trabalho com a literatura, proporcionando práticas sociais, e, também, legitimando todas as contribuições dessa disciplina para a formação do sujeito social.

·         Introdução
-Bom resultado no PISA leitura na Finlandia: estrutura do sistema educacional, formação de professores, interesses e atitudes dos alunos.
-Interesses e atitudes dos alunos: Compromisso e interesse pela leitura; acesso a diferentes produtos culturais e status socioeconômico do país.
-Preocupação com os apontamentos do documento: Leitura em risco: Queda significativa dos leitores de literatura.
-Brasil: queda na proficiência de leitura: programas de incentivo à leitura.

Por que essa preocupação?
a leitura de obras literárias cumpre um papel importante no desenvolvimento do ser humano, quer no sentido estrito de favorecer o trato com a escrita, quer no mais amplo de educar os sentimentos e favorecer o entendimento das relações sociais, está na base dessas preocupações e iniciativas. (COSSON, PAULINO, p.63)

*Algumas questões:
-A preocupação em construir programas de incentivo a leitura é suficiente para garantir a formação do leitor literário?
-Como pensar na formação do professor que também assume o papel de mediador?
-Como propor a conciliação entre as demandas da escola e a necessidade de haver um espaço legitimado para a leitura literária, a formação do leitor literário e o incentivo à leitura literária?

·         Letramento, letramentos, multiletramentos
- Não há uma única definição de letramento. Ao longo do século XX sofreu várias mudanças em seus sentidos. (...) “seu sentido tem mudado com o passar do tempo de uma decifração elementar da informação escrita para uma gama de habilidade e competências mais complexas.” (COSSON, PAULINO, p.63)
- Os pesquisadores apontam ao menos dois eixos de definição que caminham juntos, ora realizando intercâmbios, ora promovendo disputas.
- O primeiro eixo refere-se a um conceito mais funcional do termo, da aquisição individual de capacidades relacionadas ao processo de usos da escrita.
- O segundo eixo, parte das contribuições do New Literacy Studies e de Brian Street e passa a considerar letramento como práticas sociais contextualizadas em eventos que são mediados por textos escritos.
-Letramento passa a ser visto como plural em diferentes contextos e usos sociais da escrita e, também aqueles que a ultrapassam.
-Multiletramentos- diversidade nos canais de comunicação e, também na diversidade linguística e cultural.
- Construir sentidos, atuar no mundo da leitura e da escrita.

*Questões
- É preciso reconhecer a importância da escola como espaço que proporciona a formação do sujeito letrado que será capaz de participar de práticas sociais com textos escritos e, ser capaz de construir sentidos. Como pensar em práticas escolares que proporcionem essa formação?

·         Letramento literário: uma concepção hoje
“... letramento literário como processo de apropriação da literatura enquanto construção literária de sentidos.” (COSSON, PAULINO, p.67)
- Letramento literário está inserido no segundo eixo de definição de letramento.
- Enfrentamentos: praticas sociais dos leitores X aspecto individual da experiência literária.
- Cânones, formação do leitor na escola.
- Letramento literário: processo em constante transformação, aprendizagem que acompanha a vida do sujeito leitor e, por isso, vai além dos muros escolares.
-Apropriação do texto literário – diferentes leituras – significados – universo particular do leitor, dentro da construção e transformação da literatura em uma comunidade leitora.
- Do consagrado(cânones da Literatura) para um repertório cultural
- Singularidade do letramento literário: dois procedimentos
-O primeiro refere-se à singularidade desse letramento em proporcionar uma interação intensa com a palavra tanto na leitura quanto na produção escrita e, dessa forma, o sujeito leitor recria o mundo a partir das palavras.
-A incorporação do texto literário acontece a partir do reconhecimento das variações narrativas ou estilísticas, desfamiliarização e transformações reinterpretativas.
- O segundo procedimento refere-se à interação do sujeito leitor com outros leitores. O diálogo, as trocas e as reinterpretações.
-“O reconhecimento do outro e o movimento de desconstrução/construção do mundo que se faz pela experiência da literatura em semelhança...” (COSSON, PAULINO, p.69)
- “A experiência da literatura amplia e fortalece esse processo ao oferecer múltiplas possibilidades de ser o outro sendo nós mesmos, proporcionando mecanismos de ordenamento e reordenamento do mundo de uma maneira tão e, às vezes, até mais intensa do que o vivido.” (COSSON, PAULINO, p.69-70)
- O letramento literário permite essa experiência de ampliação e compreensão do mundo, através da interação com as palavras, tanto de forma individual, quanto socialmente.
- A interação verbal intensa é proporcionada não só pelos textos literários, mas também por todo o repertório cultural que faz parte do universo da leitura e da escrita.
- A experiência literária proporciona “dar sentido ao mundo e a nós mesmos” (COSSON, PAULINO, p.70)
- “... concebemos letramento literário como o processo de apropriação da literatura enquanto construção literária de sentidos.” (COSSON, PAULINO, p.70)

*Questões:
-Reconhecendo a relevância da literatura para a interação do sujeito social com o mundo quais são as possíveis intervenções que poderiam ser feitas para estimular esse tipo de interação com a linguagem?
- Quais outros estímulos poderiam efetivar esse acesso e o gosto pela leitura literária?

·         Letramento literário na escola
- O letramento literário na escola é um ponto de conflito e de criticas em relação à formação do leitor literário e, também como disciplina curricular.
-Isso acontece, de acordo com os pesquisadores, em função dos usos e tradições em relação aos textos literários.
-A escola foca-se em perguntas e respostas prontas do livro didático e não se arrisca muito em ir além do que é posto nessa relação.
- Foca-se em um letramento no singular visando a aquisição de capacidades e habilidades básicas.
-Dificuldade em trabalhar com propostas questionadoras e construções diferenciadas de sentido.
- Busca-se por “elitismo cultural de fachada, de almanaque, em que o conhecimento é aprendido sem integrar-se às vidas dos alunos enquanto sujeitos.” (COSSON, PAULINO, p.72)
-Não há produção de textos literários por considerar que a escola não deve produzir escritores, o que reduz as possibilidades dos alunos.
-Os alunos saem da escola sem a formação para escolher livros literários focado nos aspectos estéticos e culturais.
-Há um curto espaço para trabalhar textos literários na escola.
-Há um uso inadequado com a leitura de obras literárias, visando provas e seminários.
- Necessidade de reconhecer que a Literatura precisa ocupar um espaço na escola, diferenciando seu uso adequado, do seu uso inadequado.

*Questões:
-É necessário haver uma reorganização de tempos e espaços da escola para que a literatura ocupe o lugar necessário?  Como fazer isso?
- Se há um uso inadequado da Literatura, como proporcionar que os professores mudem suas práticas?
-Como promover uma formação inicial que contemple essa consciência sobre o letramento literário na escola?

·         Para concretizar o letramento literário na escola
- Apresentação de alternativas para a efetivação do letramento literário dentro do contexto escolar:
- Proporcionar espaços e oportunidades para o contato direto e intenso com diferentes textos literários.
- O currículo da escola deve inserir o ensino da Literatura para que exista sistematização e trabalho direcionado.
-Construir uma comunidade de leitores na escola para que os alunos tenha oportunidade de compartilhar leituras e reflexões.
-Ampliar a concepção de literatura ao oferecer ao aluno outras expressões que não apenas os textos escritos.
-Oferecer a leitura literária em outros suportes que não o livro.
-O professor precisa assumir seu papel de formador proporcionando a construção de um repertório de leitura dentro do contexto do patrimônio cultural da sociedade.
-Investir na escrita, não só na leitura, não com o intuito de formar escritores, mas de “oferecer aos alunos a oportunidade de se exercitarem com as palavras, apropriando-se de mecanismos de expressão e estratégias de construção de sentidos que são essenciais ao domínio da linguagem.”( COSSON, PAULINO, p.76)
- A apresentação das possibilidades de atividades no contexto escolar, de acordo com os pesquisadores, visou conscientizar sobre a importância da literatura para o sujeito social. Esse trabalho foca-se na formação de um sujeito que compreende e interage com a linguagem, a partir de diferentes textos em diferentes suportes e dialoga com o mundo e com o outro.

*Questão:
-Como conciliar as cobranças dos programas e currículos com a necessidade de formar leitores literários? 

Um comentário:

  1. Bom dia equipe.
    Texto super-importante, para auto-ajuda!
    Obrigada pela colaboração.
    Parabéns!

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