A fantástica fábrica dos livros voadores do sr. Lessmore
"Devemos nos certificar de não perdermos de vista a diferença da literatura infantil, caso contrario
pode haver um risco de que seus estudos simplesmente usem textos apenas como mais um conjunto
de materiais com que exercitamos nosso uso inteligente da teoria, ou usem textos para ensinar um
certo tipo de alfabetização - ou mil outros usos distintos.
Quero enfatizar, portanto, que a literatura infantil é diferente de outra literatura, e devia ter um tipo
diferente de critica e teoria.
A literatura infantil tem:
- um público diferente, que tem
- habilidades e atitudes diferentes, que resultam em
- leituras diferentes de textos e uma
- diferente relação escritor-leitor (baseada em um desequilíbrio de poder).
Tudo isso resulta em:
- temas diferentes;
- estruturas diferentes;
- diferentes modos/vozes de tratamento na literatura."
O ponto-chave a lembrar é que a crinça altera a equação da critica. A mim parece que devemos
justificar seu modo de ler, que é individual, nem sempre cooperativo, com experiencia (talvez)
limitada, mas com atitudes e conhecimento singulares. Desde que respeitemos verdadeiramente o
leitor, nossas perspectivas mudam. (HUNT, 2010, p.269).
Fonte: Crítica, teoria e literatira infantil - Peter Hunt. Editora Cosacnaify, 2010.
- A literatura infantil se caracteriza pela forma de endereçamento dos textos ao leitor;
- A faixa etária, com suas
particularidades, é levada em conta;
- O texto procura atender os
interesses do leitor e respeitar suas potencialidades;
- A estrutura dos textos visuais e
verbais procuram adequar e ampliar as experiências das crianças;
- Os temas selecionados devem
corresponder às expectativas do leitor e, ao mesmo, tempo superá-las;
- Um texto
redundante que só articula o que já é sabido e experimentado, pouco tem a
oferecer;
- Há subversão do uso da linguagem
e o sonho, a fantasia, o nonsense se instauram como subversão
do mundo
racional;
- As obras infantis que respeitam a
criança são aquelas cujos textos têm potencial para permitir ao
leitor
possibilidade ampla de atribuição de sentido;
- A boa literatura infantil
estimula a criança a viver uma aventura com a linguagem e seus efeitos;
- A interação entre texto verbal e
visual estimula múltiplas percepções, possibilitando diversos
reconhecimentos e
interpretações nas leituras dos textos compostos por diferentes signos.
(CADEMARTORI, 2010, p.16, 17)
Fonte: O que é literatura infantil - Ligia Cademartori. Editora Brasiliense, 2010
Lembrei das reflexões da María Teresa Andruetto, no livro Por uma literatura sem adjetivos, de 2012. Nele a autora diz "A obra de um escritor não pode ser definida por suas intenções, mas por seus resultados". p.55
ResponderExcluirE o que vocês acham?