“A expressão teatral está
tão profundamente imbricada na natureza humana e na condição humana, que é
quase impossível estabelecer a fronteira entre uma atividade genuína genérica e
a noção de teatro. Pode-se perceber a dificuldade observando o lúdico teatral
presente quando crianças brincam de Papai e Mamãe, de Mocinho e Bandido, ou
mimetizando as relações entre os animais – nesses jogos, elas estão assimilando
papéis que poderão desempenhar a vida adulta – note que o conceito de “papéis”
veio do teatro.” (p.171).
Em comum acordo ao autor,
vemos a arte como uma forma de expressão e de linguagem que nos permite
demonstrar nossos sentimentos em diferentes aspectos, sejam eles através da
dança, da pintura, literatura, música e nesse caso, o teatro.
O teatro tem uma função
muito importante na formação de uma criança, pois auxilia o crescimento pessoal
e cultural do indivíduo como um todo. “A essência do teatro é o ser humano”
(p.172). Nesse sentido, a importância do teatro é de tamanha magnitude, que
devemos oportunizar as crianças nessa experiência significativa, seja na parte
artística (arte dramática) ou pedagógica (situações concretas de representação
do homem).
Além disso, o teatro
infantil ajuda a desenvolver um vasto conhecimento literário, tornando a
leitura um motivo de diversão e não uma obrigação; além de promover grandes
emoções e noção dos diversos papéis sociais existentes em nosso cotidiano.
“O teatro é a mais social e
socializada das formas de arte”. (p.173).
O vídeo apresentado abaixo
exemplifica as diferentes situações em que as crianças “encenam” para os
adultos, corroborando com as reflexões do autor.
Fonte: Araújo, Alcione. Do impresso à cena: o papel do teatro na
formação de leitores. Mediação de Leitura: discussões e alternativas para a
formação de leitores. Editora Global, São Paulo: 2009).
Vídeo: Criança fazendo pirraça
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