domingo, 5 de outubro de 2014

Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola

"Se é bem verdade que as palavras não curam feridas físicas nem podem devolver às paginas da história para inventar finais menos tristes, seus poderes simbólicos nos acolhem em tempos difíceis para deixar passar a dor e fazê-la suportável. Os livros não mentem nem mudam de tema para nos distrair; não nos mandam brincar quando temos vontade de chorar, nem batem a porta no nosso nariz. Fazem, apenas, nos 'co-mover': nos dão a impressão de sentir com os outros, nos emprestam a experiência, a longa experiência da espécie para que possamos ver como outros viveram: como se viraram para viver, como se defrontaram com situações que, no fundo são pouco originais, tão humanas. Por seu poder de explorar o melhor e pior de nossa condição, a literatura nos trás outras noticias, do fundo de nós mesmos, e nos conecta com sentimentos que todos compartilhamos, sem importar de que lado do muro estamos, de que lado do oceano. Essa experiência imaginária de viver na pele dos outros,essa experiência vicária - ser parte de um conglomerado humano que intercambia e arrisca sentido da linguagem -, pode ser o começo de uma longa conversação com as crianças, que tanto estão precisando de outras versões, distintas das que reproduzem diariamente e as noticias. Outros projetos de vida e outras referências para inventar seus sonhos. Porque os sonhos também se nutrem, se alimentam." (REYES, 2012, p. 83)

Fonte: Ler, Brincar, Tecer e Cantar: Literatura, escrita e educação - Yolanda Reyes. Editora Pulo do Gato, 2012.






Produção de autoria de crianças de 6 anos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Para concretizar o letramento literário na escola: 
  • Contato direto e constante com o texto literário;
  • O estabelecimento de uma comunidade de leitores;
  • Exploração de textos literários em outras formas que se expandem e ajudam a constituir o sistema literário: textos de tradução oral, dos meios de comunicação em massa (música, filmes);
  • O lugar da escrita na interação com a literatura: exercícios de paráfrase, estilização, paródia e outros procedimentos de apropriação dos textos com seus recursos que promovem um diálogo criativo do aluno com o universo literário.
Fonte: Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola - Graça Paulino e Rildo Cosson. In.: Escola e Leitura: velha crise, novas alternativas. Org. Regina Zilberman e Tania M.K. Rösing. Editora Global, 2009.





Dicas de sites:

Pequeno Cidadão: http://www.pequenocidadao.com/

Ângela Lago: http://www.angela-lago.net.br/

Ruth Rocha: http://www.bibliotecaruthrocha.com.br/

Instituto Brasil Leitor: http://www.brasilleitor.org.br/www/novo/asp/home.asp

A Taba: http://leituraemrede.com.br/blog/

Livros digitais infantis - Pipoca Azul: http://pipocaazul.editorapipoca.com.br

"Ler e escrever, de certa forma, mantêm viva essa ilusão, a mesma que têm os pequenos quando brincam de rebobinar os fatos e mesclá-los e reinventá-los a cada vez. Tudo que tenho guardado talvez ajude a explicar porque não saltam coelhinho das páginas que escrevo para crianças e dos livros que leio pra elas. Talvez elas e eu tenhamos perdido a inocência. Talvez eu trate de falar com elas da maneira como gostaria que tivessem falado comigo. E talvez por isso escreva para elas, sobre elas." (REYES, 2012, p. 84)

Fonte: Ler, Brincar, Tecer e Cantar: Literatura, escrita e educação - Yolanda Reyes. Editora Pulo do Gato, 2012.






Nenhum comentário:

Postar um comentário