sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Giramundo – o teatro de bonecos



O Grupo


       O Giramundo é um grupo de teatro de bonecos, criado em 1971, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu. A estrutura institucional do Giramundo é composta pelo Museu, Teatro, Escola, Estúdio de Animação e Produtos, o que o define, mais como um centro de pesquisa e referência do que uma organização teatral convencional. 
      O grupo se notabilizou pela permanente postura de pesquisa, pela criatividade e apuro técnico de suas montagens e pela constante relação com a cultura brasileira, contribuindo para a formação de centenas de profissionais e grupos e para o avanço de pesquisas na área do teatro de bonecos. 
    Em sua trajetória, o Giramundo sofreu influência das Artes Plásticas e, mais recentemente, da metodologia de projeto do Design. Seu planejamento estratégico prevê a produção para cinema, tv e internet, o desenvolvimento de um teatro digital que misture técnicas tradicionais e novas tecnologias, e o intercâmbio com o vídeo, animação e dança na criação de sua linguagem teatral.

Algumas definições de Giramundo

1. O Giramundo é um grupo de teatro de bonecos, cujo centro de identidade repousa sobre a atividade de construção de montagens teatrais. Mas seu centro de gravidade vem se deslocando para a investigação do movimento em suas múltiplas formas, utilizando-se de vários meios, dentre os quais, o boneco, o vídeo, a animação, especialmente na interface entre teatro, dança, cinema, música, robótica e escultura cinética.

2. O Giramundo é um grupo composto de muitas partes compostas na estrutura museu-teatro-escola-animação-produtos que o distingue, mais como centro de referência do que como grupo de teatro convencional. Esta característica multi e inter disciplinar de funcionamento corresponde a forma orgânica atual do Giramundo.

3. O Giramundo é, ao mesmo tempo, um grupo tradicional e inovador, pois conserva suas origens e história sem perder o ímpeto criativo e experimentador. Esta tensão entre tradição e atualidade, entre passado e presente é um dos mais importantes impulsos motores do Giramundo.

4. O Giramundo é um grupo artístico animado por forças diversas. A influência das Artes Plásticas e a filosofia e metodologia do Design contribuíram decisivamente para a criação de um “teatro plástico”, onde os elementos cênicos são criados à partir de princípios do desenho, escultura, pintura, mas também de processos e condições da indústria.






A peça “O APRENDIZ NATURAL” 

A peça “O Aprendiz Natural" é uma adaptação do texto de Ulisses Tavares e Valéria Tavares, da Coleção Mini teatro Ecológico do grupo. O Giramundo é um dos poucos grupos brasileiros dedicados exclusivamente ao Teatro de bonecos e que possui dentre outros focos, uma linha de trabalho relacionado à Educação Ambiental. O Mini teatro Ecológico é uma coleção de espetáculos de teatro de bonecos, vídeos e livros sobre o mundo natural, que apresenta em seu roteiro adaptado a história de uma menina, Ana, que vai dar um passeio na floresta e descobre que o “Homem-Mau” está destruindo tudo. Com ajuda dos seus amigos residentes da floresta, Ana tenta resolver toda a situação e pensa em como dar uma lição no destruidor. 




Fonte: http://www.giramundo.org/grupo/

Data: 16/10/2014


Giramundo em atividades escolares

       A bióloga e professora Pollyanna Carvalho, aluna do Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (PROMESTRE), fez uma adaptação do espetáculo "O Aprendiz Natural" do Giramundo, transformando o teatro de bonecos em teatro de fantoches. Este trabalho teve como objetivo utilizar o teatro de fantoches como instrumento de Educação Ambiental para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental. Segundo a professora, o teatro de fantoches pode ser um recurso didático para chamar a atenção das crianças sobre diversos assuntos. É uma metodologia lúdica que envolve toda a magia do teatro e a capacidade que as crianças apresentam de personificar os personagens, aproximando do universo infantil a cena apresentada.



 Construção do Espetáculo de Fantoches 

         A construção do espetáculo foi baseada em atividades lúdicas e contou com a 
participação da platéia que, expondo suas opiniões durante as apresentações, 
contribuiu com a definição da trama. Desta forma, o espetáculo foi desenvolvido pensando na proposta do Teatro do Oprimido de Augusto Boal.  




 A construção do palco 

      Para a construção do palco, foram utilizadas 286 caixas de leite.  As caixas foram empilhadas, coladas uma na outra com cola quente e a parte da frente do palco pintada com tinta para artesanato de cor preta. O cenário, anexado no próprio palco, foi todo feito com retalhos de papéis que restaram de atividades das oficinas (jogos e dinâmicas) de Educação Ambiental.






O Espetáculo adaptado




      Este vídeo foi feito por alunos do Centro Universitário Metodista Izabela Hendriz, onde a professora apresentou a peça numa palestra sobre Teatro na Educação Infantil.

 Acesse o trabalho completo em:  

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