domingo, 5 de outubro de 2014

Antes de entrar na casa imaginária

"Falar de leitura na primeira infância exige contexto porque todos sabemos que os bebês não leem, no sentido convencional da palavra. Mas também sabemos que a leitura tem suas raízes na complexa atividade interpretativa que o ser humano desenvolve desde seu ingresso no mundo simbólico. Quando começa então a história do leitor?" (REYES, 2010, p. 13)

"Se todos passamos pela infância e se está demonstrado que o que se constrói nesses anos implica qualidade de vida, oportunidades educativas e, por consequência, desenvolvimento individual e social de cada indivíduo, oferecer leitura às crianças pode contribuir para a construção de um mundo mais equitativo, propiciando a todos as mesmas oportunidades de acesso ao conhecimento e à expressividade desde o começo da vida. Não fomentamos a leitura para exibir bebês superdotados, e sim para garantir em igualdade de condições o direito a todos ser humano de ser o sujeito da linguagem: de se transformar e transformar o mundo e de exercer as possibilidades que proporcionam o pensamento, a criatividade, e a imaginação." (REYES, 2010 p.16)

Fonte: A Casa Imaginária - Yolanda Reyes. Editora Global, 2010

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