Os estudos de Lev Vigotski são fundamentais para entender o desenvolvimento humano e contribuem para a realização de pesquisas em diversas áreas, indicando implicações práticas para psicólogos e educadores.
No livro Imaginação e Criação na Infância, Vigotski (2009) destaca o aspecto plástico do organismo, o modo sincrético com o qual a criança compreende o mundo e analisa as relações entre imaginação e realidade. Mostra como essa imaginação é afetada pela cultura e pela linguagem.
No livro Imaginação e Criação na Infância, Vigotski (2009) destaca o aspecto plástico do organismo, o modo sincrético com o qual a criança compreende o mundo e analisa as relações entre imaginação e realidade. Mostra como essa imaginação é afetada pela cultura e pela linguagem.
O autor analisa ainda a escrita, o teatro, a brincadeira e o desenho como sendo fundamentais na atividade criadora e problematiza a passagem da oralidade para a escrita, nos apontando implicações pedagógicas no sentido de aproximar a criança da cultura.
Todos essas formas de expressão, que a criança realiza no seu desenvolvimento e que a escola deve promover, potenciam as funções psicológicas superiores e têm um natural significado na educação das crianças.
Sobre este ensaio, João Pedro Fróis (2014) nos diz: o desenvolvimento teórico sobre a imaginação e a criatividade foi organizado como um dos fundamentos da pedagogia da imaginação criativa... que não pode ser reduzida à atividade educativa supletiva ou a qualquer moralidade... mas como uma possibilidade real para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos.
Temos o costume de reconhecer a atividade dos poetas e dos cientistas como "naturalmente" criativa, porém temos dificuldades de validar a atividade criativa no homem dito "comum". Lev Vigotski (2009) rompe com essa separação, ao enfatizar a transversalidade do processo criativo aos diferentes sujeitos. O princípio criativo é inerente ao desenvolvimento humano, é comum a todos os seres, é o fulcro da vida das pessoas.
Todos essas formas de expressão, que a criança realiza no seu desenvolvimento e que a escola deve promover, potenciam as funções psicológicas superiores e têm um natural significado na educação das crianças.
Sobre este ensaio, João Pedro Fróis (2014) nos diz: o desenvolvimento teórico sobre a imaginação e a criatividade foi organizado como um dos fundamentos da pedagogia da imaginação criativa... que não pode ser reduzida à atividade educativa supletiva ou a qualquer moralidade... mas como uma possibilidade real para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos.
Temos o costume de reconhecer a atividade dos poetas e dos cientistas como "naturalmente" criativa, porém temos dificuldades de validar a atividade criativa no homem dito "comum". Lev Vigotski (2009) rompe com essa separação, ao enfatizar a transversalidade do processo criativo aos diferentes sujeitos. O princípio criativo é inerente ao desenvolvimento humano, é comum a todos os seres, é o fulcro da vida das pessoas.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e Criatividade na Infância.
Tradução: João Pedro Fróis.
São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014. |
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VIGOTSKI, L.S. Imaginação e Criação na Infância. Tradução: Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009. |
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